O que é Fibra óptica?

A fibra ótica é uma das principais tendências na telecomunicação dos últimos anos, principalmente por sua enorme capacidade de transmissão de dados a longas distâncias e alta velocidade, conectando usuários, centrais telefônicas e provedores de internet por todo o Brasil.

Trata-se de uma espécie de filamento altamente fino, transparente e flexível. É produzido de vidro ou plástico e funciona de maneira eletricamente isolante. Sua principal função consiste, como já dito, em transmitir conteúdo digital (dados, voz e vídeo) por meio de sinais no formato de luz por longuíssimos quilômetros.

A internet fibra ótica funciona a partir da transmissão de banda larga a longas distâncias sem perder qualidade nem gerar instabilidade. Isso acontece porque o cabo de fibra ótica permite que mais sinais sejam difundidos, ao contrário do material de cobre utilizado nas conexões DSL, que é mais limitado.

 

Quais as vantagens da internet fibra ótica?

Já destacamos algumas vantagens da internet fibra ótica ao longo deste texto. A partir de agora, vamos especificar cada uma delas para você ter mais clareza. Confira a seguir.

 

Alta velocidade

A alta velocidade é uma das principais características e vantagens da internet fibra ótica. Além de rápida, a transmissão de dados digitais ocorre com muita eficiência e qualidade.

 

Zero de interferência

Outra vantagem da internet fibra ótica é que sua tecnologia não é passível à interferência de rádio frequência (RF), diferentemente do que acontece na transmissão convencional, com os sinais elétricos nos fios de cobre.

 

Pouquíssimas perdas

As perdas de sinal na internet fibra ótica são muito poucas levando-se em consideração as longas distâncias que percorre.

 

Economia

Além disso, o desgaste dos cabos de fibra ótica é menor que o dos transmissores de alta voltagem utilizados nos fios de cobre, o que permite o uso de transmissores de menor potência, resultando em economia.

 

Segurança

A internet fibra ótica também é mais segura, pois não demanda a transmissão de eletricidade através dos fios. Dessa forma, não há risco de incêndios ocorridos em função de curtos circuitos. Ademais, os cabos óticos são altamente resistentes a agentes químicos e a mudanças de temperatura.

 

Maior capacidade de transmissão

Por serem mais finas, elas podem ser colocadas juntas (em maior quantidade que os fios de cobre) em um cabo de determinado diâmetro.

 

 

Deixe um comentário