O Mercado de Provedores de Internet no Brasil

mercado-de-provedores-de-internet

O aquecido e promissor mercado de Provedores de Internet.

A Internet tem sido a base para o avanço de numerosos serviços agregados nos últimos anos. A conectividade de tudo a tudo, que é o que prega a Internet das Coisas, está ganhando cada vez mais espaço entre aplicativos e softwares que exigem cada vez mais largura de banda da Internet. Para isso, a internet de alta velocidade é uma das principais perspectivas para o mercado de banda larga.

Especialmente no Brasil, onde temos boa parte da população de zonas rurais sem internet de banda larga, é necessário investir em infraestrutura de alta tecnologia para que não sejamos deixados para trás.

As perspectivas para o mercado de provedores de internet no Brasil são de que esta demanda de largura de banda aumente consideravelmente devido ao grande número de aplicações que têm exigido mais do uso da Internet, bem como a popularização da Internet das Coisas (IoT), onde diferentes objetos estão se conectando uns com os outros. A exigência vem aumentando cada vez mais, requerendo uma maior estrutura de acesso em todos os lugares e qualidade nos sistemas de internet.

O que acontecerá com o mercado de Provedores de Internet brasileiros?

As perspectivas para o mercado de provedores de Internet são de novos modelos de negócios espalhados por todo o mundo, principalmente dentro dos conceitos de nuvem, mobilidade e mídias sociais.

A colaboração e o compartilhamento são as palavras-chave não só para empresas como também em residências, com aparelhos conectados à Internet, como condicionadores de ar com gerenciamento online de consumo, câmeras de monitoramento que têm inteligência e notificam uma delegacia de polícia se houver qualquer evento, etc. Pagamentos online também tendem a crescer.

Qual será o papel dos provedores de internet?

Sem dúvidas, o principal papel será a inclusão da internet banda larga com alta velocidade por todo o território nacional. Estes é um tópico-chave que os provedores de Internet brasileiros precisam ter em mente. Trazer banda larga para públicos que ainda não têm uma conexão à Internet é extremamente vital. Aumentar a velocidade daqueles que já têm, mas estão insatisfeitos é outra ação muito importante.

Para que isso aconteça, sabemos que precisamos ter uma boa infraestrutura de rede, preferencialmente com fibra óptica, que oferece mais estabilidade e qualidade de serviço.

Também inclui serviços que podem ser dos mais variados: desde a automação de algum aparelho que não exige muita largura de banda até streaming de vídeo que exigem qualidade de conexão – como a IPTV que é uma tendência e provê alto nível de interatividade, além de ter muitos outros serviços aos usuários, tais como: jogos, monitoramento eletrônico e programação não-linear, que permite que o cliente decida o que quer assistir, com a possibilidade de pausar, rebobinar e avançar.

Deixe um comentário